AROCS, o peso-pesado da Mercedes

0
276

Um peso-pesado no segmento do transporte foi apresentado esta semana no Brasil: o Mercedes-Benz Arocs 8×4, desenvolvido especialmente para operações pesadas, como a mineração. O novo caminhão tem 58 toneladas de peso bruto máximo e custa a partir de R$ 1,1 milhão. A demanda por esse tipo de caminhão é tanta que as 200 unidades foram vendidas antes mesmo do lançamento.

O conjunto mecânico do Mercedes Arocs é um motorzão de 13 litros que entrega 510 cv de potência e 244,7 kgfm de torque. A transmissão é automatizada Power Shift G340 de 12 marchas, desenvolvida com foco fora-de-estrada severo.

Esse gigante tem 3,7 metros de altura e 2,50 de largura e impressiona em tudo.

São quatro eixos. Os dois dianteiros são direcionais e os traseiro se encarregam de dar a tração ao bruto. A velocidade máxima é de 106 km/h e para segurar o Arocs, os freios são especiais, a tambor com sistemas eletrônicos ABS e ASR que incorporam as funções Hill Holder e Hold que facilitam a movimentação em superfícies inclinadas, além disso tem o sistema retarder a óleo entrega algo em torno de 900 cv de frenagem, utilizando o freio motor.

Esse é daqueles caminhões que você certamente não verá pelas estradas por conta de seu uso bastante específico. E, se der sorte de ver um desses grandalhões em operação, pode ter certeza que ali vai o que há de melhor em tecnologia, desempenho e força a serviço do transporte pesado.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here