Já passou da hora do Yaris mostrar serviço dentro da família Toyota. Com a saída de cena do Etios, ficou para o modelo, que é vendido por aqui desde 2018 nas versões hatch e sedã, a missão de ser a porta de entrada da marca no Brasil. Mesmo assim, tomando como base o mercado automotivo de 2021, onde vendeu menos que a picape Hilux, o sedã Corolla e perdeu até para o recém chegado Corolla Cross, ainda está longe de cumprir a sua missão. Para dar uma força a Toyota lança a versão 2023 (e ainda nem saímos de janeiro) do Yaris.
Vamos as mudanças. No visual foram discretas. Para-choque tem novo formato, a grade passa a ser em colmeia e com pintura em preto. Ficou com jeitão mais esportivo. A versão topo de linha a XLS ganhou faróis em LED com o DRL integrado. As rodas também são novas. Lá atrás, tudo permanece igual.
Mudança importante na parte da segurança. O modelo, desde seu lançamento, já contava com o controle de tração, estabilidade, assistente de subida em rampa, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e assistente de frenagem. Agora, toda a linha Yaris sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. Para as versões XS e XLS, foram incorporados ainda o sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto; e alerta de mudança de faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar as setas.
Por dentro
No interior, novo revestimento dos bancos das versões XL e XS e couro da XLS. A central multimídia, em todas as versões, contam com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay com conexão por fio. Para os passageiros do banco traseiro, duas novas portas USB.
Para as versões XS e XLS, o novo Yaris 2023 conta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. O painel tem tela digital de 4,2”. O teto solar elétrico é de série na XLS.
Com relação à motorização, o novo Yaris 2023 passa a contar somente com o motor 1.5L flex Dual VVT-i com câmbio CVT de sete velocidades, e as versões XS e XLS ainda possuem troca de marchas no volante. Ainda não foi dessa vez que o motor turbo chegou ao modelo.
Algumas alterações foram feitas na calibração do motor para melhorar a emissão de poluentes. Segue com 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, quando abastecido com gasolina, sem alterações no consumo.
Segundo o Inmetro, com etanol, a configuração hatch do Yaris faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto o sedã, também com etanol, faz 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.
Preços:
Yaris Hatchback XL – R$ 92.190
Yaris Hatchback XS – R$ 101.490
Yaris Hatchback XLS – R$ 112.690
Yaris Sedã XL – R$ 96.390
Yaris Sedã XS – R$ 104.990
Yaris Sedã XLS – R$ 116.990