Que o brasileiro gosta de picapes isso a gente já percebeu. E picapes de todos os tamanhos. Desde a Strada, veículo mais vendido em 2021 e já em 2022, passando pelas médias até chegar nas grandes, ou melhor na grande.
A RAM é a única representante oficial a vender esses modelos no País, pelo menos até a chegada de Chevrolet Silverado e da Ford F-150, prometidas para nossas ruas.
E a marca pra reforçar sua presença, lançou no Brasil a gigante RAM 3500, uma picape superlativa em tudo e que teve mais de mil unidades vendidas em cinco horas de lançamento.
Oferecida em 3 configurações: Laramie por nada modestos R$ 484.990, a Night Edition que sobe para R$ 509.990 e a topo de linha a Long Horn Limited Edition que vai para sua garagem por R$ 529.990.
Por fora a 3500 é muito parecida com a já conhecida 2500, o único item que as diferenciam são as luzes de cabine acima do para-brisa nas versões mais caras, bem ao estilo gringa.
O que muda mesmo são as capacidades entre as duas. Enquanto a 2500 tem 1.088 kg de carga útil e 7.861 kg de capacidade de reboque, a 3500 chega carregando até 1.752 kg de carga e pode rebocar até 9.021 kg graças a reforços no chassi de longarina e molas mais resistentes na traseira.
Para impulsionar a picape, o mesmo motor Cummins 6.7 litros turbodiesel de 6cilindros em linha com 377 cv de potência e absurdos 117,3 kgfm de torque a apenas 1.700 rpm, ou seja, é muita força desde a hora em que o motor é ligado.
Como essa picape é o que chamamos de traia de patrão, e para quem não está acostumado com esse termo do mundo agro é o que tem de melhor disponível, a 3500 esbanja requinte e sofisticação, deixando muito carro de luxo comendo poeira.
A versão Long Horn, mais completa vem com sistema de som Harman Kardon, estribo lateral retrátil elétrico, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, sistema de permanência em faixa, bancos com revestimento de couro natural e acabamentos de madeira no volante, portas, painel e console central entre muitos outros mimos.
Para dirigir a RAM 3500 é necessário no mínimo a CNH categoria C. Caso o motorista precise carregar grandes reboques, como esse de cavalos que passa de seis toneladas, aí o condutor precisará da categoria E.