Comum sair nas ruas brasileiras e já de cara encontrar um Jeep Compass, passar por um Corolla Cross e esbarrar, mas não muito, com um Tiggo. Isso sem falar daqueles modelos mais “populares” como o Renegade, Tracker, Creta e outros mais. Os SUVs são mesmo os queridinhos de quem pode desembolsar mais de R$ 100 mi (por baixo) para ter um carro na garagem de casa. Um bom representante dessa classe é o Chevrolet Equinox – esse você não vai ver tanto nas ruas. O modelo, importado do México chega renovado ao mercado nacional para brigar, pelo menos, um degrau acima dos concorrentes.
São duas as versões: RS, com pegada mais esportiva e sem detalhes cromados, e a Premier, mais clássica e requintada e recheada com um pacote muito generoso de equipamentos.
Com motor 1.5 turbo a gasolina que entrega 172 cv a 5.600 rpm e 27,8 kgfm de torque máximo entre 2.000 e 4.000 rpm, tem bom fôlego para uma tocada forte. O câmbio é automático de 6 marchas e as trocas podem ser feitas manualmente por botões na alavanca. A versão Premier ainda tem tração integral 4WD. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,2 segundos, e o que mais agrada é o consumo divulgado pelo Inmetro: 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade, marcas muito boas para um veículo desse tamanho.
No quesito segurança o Equinox conta com uma extensa lista de equipamentos: alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, alerta vibratório de segurança no banco do motorista, assistente de permanência na faixa, faróis Full LED com faixo alto inteligente, frenagem automática de emergência com detector de pedestre, indicador de distância do veículo à frente, entre outros.
Por dentro o Equinox também recebeu melhorias. Passou por atualizações remotas de sistemas eletrônicos, myChevrolet App de nova geração, MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa, além do conhecido sistema OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia/7 dias por semana para serviços de emergência e segurança.
No espaço, mais um trunfo do SUV. Com 2,70 metros de entre-eixos, acomoda muito bem seus 5 ocupantes sem nenhum aperto.
O porta-malas comporta 468 litros, podendo chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos.
Custando R$ 204.990 na versão RS e R$ 221.990 na Premier, o Equinox 2023 mira em modelos como o Kia Sportage e VW Tiguan que chegam em breve ao mercado nacional renovados.
A montadora projeta vendas em torno das 400 unidades mensais o que o deixa longe dos números do time liderado por Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Para quem quer um SUV mais exclusivo e que entrega visual renovado, bom espaço interno, tecnologia que agrada e desempenho bastante bom, o Equinox é uma boa opção e vale a pena ser conhecido de perto.