Novo Honda HR-V chega às concessionárias

0
179

O Honda HR-V, modelo mais vendido da montadora japonesa desde sua estreia em 2015, volta ao mercado brasileiro em sua segunda geração com novo design, mais tecnologias de segurança e conectividade.

O novo SUV da Honda terá quatro versões e duas motorizações e a estratégia da montadora é apresentá-lo ao público em etapas. Em junho foi Avant Premier com apresentação estática dos modelos EX e EXL com motor 1.5 DI-iVtec Flex aspirado, Advance e Touring com motor 1.5 DI-iVtec turbo flex. Essa semana os modelos EX e EXL chegam às concessionárias com preços entre R$ 142.500 e R$ 149.900.

Somente em outubro as versões com motor turbo serão lançadas oficialmente, com preços entre R$ 176.800 e R$ 184.500.

A Honda trabalhou esse novo produto em 3 pilares. O primeiro é o meio-ambiente priorizando o baixo consumo de combustível e alta performance. O segundo tem foco na segurança, trazendo de série em todas as versões o Honda Sensing, um pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor. E o terceiro pilar é conforto e estilo aliado à conectividade com a estreia da plataforma MyHonda Connect, embora esse recurso esteja disponível apenas para versões Touring e Advance.

Com desenho totalmente novo o modelo EX e EXL traz na dianteira grades na horizontal preta e mais abaixo em colmeia. Faróis full led e novas rodas de 17 polegadas com pintura exclusiva. Na traseira, lanternas fumê em led. Elas são unidas por uma barra horizontal de led que também cumpre a função de luz de posição.

Na lateral, cresceu 35 mm de entre-eixos ampliando o espaço interno, porém sacrificou o antigo porta-malas em 84 litros em relação ao modelo anterior. Segundo a montadora essa perda de espaço não diminuiu a capacidade de acomodação de bagagem no porta-malas que agora é de 354 litros, lembrando o espaço pode ser ampliado pela flexibilidade dos bancos que podem ser rebatidos total ou parcialmente.

Internamente o Novo HR-V também teve muito empenho da engenharia para mudanças completas nessa nova geração. Bancos, volante, câmbio, tela multimídia de 8” com Android Auto e Apple Car Play sem fio, freio de estacionamento eletrônico, todos favorecem à ergonomia e a praticidade, gerando mais conforto e segurança para o condutor, além disso, tem inúmeros porta-objetos.

O acabamento é feito em muito plástico rígido, exceto no apoio de braço central. Porém, os detalhes em cromado e revestimento do banco e volante em couro, elevam o impacto visual dessa composição tornando o ambiente mais premium.

Dentre as novidades, destaque para os novos difusores de ar-condicionado, que permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso, que cria uma cortina de ar fresco entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de minimizar o calor transferido ao interior do veículo pelas superfícies envidraçadas.

Os modelos que já estão à venda EX e EXL vem com motor quatro-cilindros em linha aspirado, todo de alumínio 1.5 litro 16 V DI I-VTEC, Flex, tem potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto etanol como gasolina. Torque máximo de 15,8 kgfm, associado ao câmbio automático CVT que simula até 7 marchas, oferece um desempenho e eficiência que classifica o modelo, pelo Inmetro, como o mais econômico de sua categoria.

 

Pacote Honda Sensing

O pilar mais forte do novo HR-V de fato está na segurança com itens normalmente encontrados somente nos carros topo de linha e que a Honda colocou como itens de série no HRV. Entre eles estão:

  • ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
  • CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
  • LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
  • RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista -– Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
  • AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Além do Honda SENSING, todas as versões do New HR-V possuem diversos dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.

Outra novidade no New HR-V é o controle de descidas em rampas (HDC), que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar exclusivamente no controle da direção, sendo desnecessário atuar nos pedais de freio ou acelerador. O sistema funciona entre 3 e 20 km/h.

 

Veja no link abaixo o teste que Scheila Canto fez com o novo Honda HR-V.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here