RETROTIF chega aos automóveis

4
193

O retrofit é uma tendência que nasceu na arquitetura e no design lá na Europa a fim de solucionar um problema: o que fazer com tamanha quantidade de edifícios antigos e históricos inutilizados, ou com tecnologias ultrapassadas que impossibilitam seu uso? O conceito é muito inteligente e amplo, podendo ser aplicado em diversos outros segmentos. Imagina um veículo com mecânica ultrapassada e que pode renascer como um elétrico?

Em parceria com o programa SENAI A3 da Rota 2030, a Stellantis está trabalhando em um projeto de retrofit elétrico, para a conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão interna para a propulsão com powertrain elétrico. Além da Stellantis, a iniciativa conta com a parceria das empresas Weg e FuelTech. A proposta é oferecer uma solução inovadora de mobilidade sustentável com emissão zero e assegurar qualidade na conversão de veículos como equipamento original de fábrica, garantindo segurança, durabilidade e homologação.

Com o projeto, a Stellantis dá mais um passo em direção ao avanço do seu plano estratégico Dare Forward 2030, que acelera e fortalece a estratégia de descarbonização do grupo líder do setor, com a meta de tornar-se carbono neutra até 2038.

 Um novo powertrain

O processo de conversão começou em 2022, envolvendo os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Na etapa atual do programa de desenvolvimento, é feita a remoção do powertrain a combustão e instalado o kit de conversão e o conjunto de baterias, que se aloja no compartimento de carga para evitar adaptação da estrutura.

Os testes desses carros serão em vias públicas para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos veículos. Para isso, será realizada uma coleta de dados para entender melhor o uso e ajustar os parâmetros, caso necessário. A proposta é oferecer veículos elétricos acessíveis, destinados a profissionais com utilização urbana diária média de 100 quilômetros. Os utilitários serão disponibilizados a partir de abril para os clientes B2B selecionados.

 Mobilidade sustentável e acessível

“A Stellantis está na corrida para construir um negócio sustentável e lucrativo que promova a economia circular nos mercados em que operamos. Essa metodologia é mais um passo na direção da oferta de mobilidade sustentável e acessível, que é nossa prioridade”, disse o diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei. “Nesse momento, essa iniciativa está sendo desenvolvida apenas em frotas de veículos comerciais, mas a intenção é expandirmos para outros modelos, a fim de atender a todos os públicos nas próximas etapas”, acrescentou.

“Para o SENAI, o projeto representa uma excelente oportunidade para desenvolver competências, de forma a contribuir, cada vez mais, para a evolução das tecnologias voltadas para o processo de descarbonização da economia, para a sustentabilidade e economia circular. Aportando recursos, know-how e capital intelectual para o incremento da competitividade da indústria do setor, esperamos compartilhar com os parceiros do projeto os frutos do pioneirismo representado por esta iniciativa”, afirmou o gerente de Operações do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, Leonardo Oliveira.

 Articulando competências da Stellantis

O projeto de retrofit articula várias áreas de competência da Stellantis. Tem uma forte relação com a SUSTAINera, cujo foco é oferecer aos clientes a opção de manutenção dos veículos com menor custo, através de uma linha de peças remanufaturadas que foi lançada recentemente no Brasil, com garantia total de qualidade e confiabilidade, além de representar o compromisso da Stellantis com soluções de produtos e serviços sustentáveis e acessíveis. O SUSTAINera faz parte da Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis, cujos principais objetivos são prolongar a vida útil dos veículos e peças, garantindo sua maior durabilidade, e devolver materiais e veículos em fim de vida ao ciclo de fabricação de novos veículos e produtos.

O programa também se articula com o programa de intraempreendedorismo Stellantis Venture Lab e a unidade de negócios global do e-Mobility, que impulsiona o ecossistema de mobilidade elétrica para dar suporte aos usuários dos veículos eletrificados. Assim, o e-Mobility aumenta a acessibilidade dos veículos elétricos no país, em alinhamento às soluções globais voltadas para a mobilidade elétrica e sustentável, a fim de assegurar a melhor experiência ao consumidor.

 Retrofit na Europa

As inovações que integram a economia circular se estendem além do Brasil. Na Europa, a Stellantis se uniu à Qinomic, empresa de alta tecnologia especializada em soluções inovadoras e sustentáveis para mobilidade, com o objetivo de atender à necessidade dos clientes de ampliar a vida útil de seus veículos e continuar as atividades comerciais enquanto acessa zonas de baixas emissões (LEZ) nas cidades.

O projeto confirma o compromisso da Stellantis com a inovação e o empenho de contar com parceiros que apoiem seu plano de eletrificação. A conclusão bem-sucedida deste desenvolvimento conjunto em 2023 e o feedback positivo dos clientes sobre o desempenho dos carros de demonstração levarão à implementação e comercialização a partir de 2024, primeiro na França e depois em toda a Europa.

A extensão da vida útil dos veículos é um dos principais objetivos da Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis, que impulsiona a iniciativa em colaboração com a Unidade de Negócios de Veículos Comerciais e Stellantis Venture Studio (SVS), uma equipe global com foco em acelerar inovações tecnológicas em novas aplicações de negócios, através de parcerias e de um programa interno de intraempreendedorismo.

 Sobre a Stellantis

A Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. Nossas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – aspiramos nos tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, não a maior, enquanto criamos valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais operamos. Para obter mais informações, acesse www.stellantis.com.

 Sobre Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é a maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria da América Latina. Em Santa Catarina, a organização atua por meio de três unidades dedicadas à inovação, mais sete institutos de tecnologia. Entre elas, o Instituto de Sistemas Embarcados, localizado em Florianópolis (SC), desenvolve soluções em software, hardware e ciência de dados (como inteligência artificial), gerando novos produtos que abrangem transformação digital, IoT (Internet das Coisas), e Indústria 4.0. Já o Instituto de Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, com base em Joinville (SC), atua na fabricação e no reparo de componentes, aplicando técnicas de manufatura aditiva, soldagem, microusinagem e tratamento térmico. Há também o Instituto de Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, em Jaraguá do Sul (SC), onde são desenvolvidos projetos para criar mais sustentabilidade na geração de energia e soluções de mobilidade com maior eficiência energética.

 Sobre a Weg

Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 36.900 colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2021 a WEG atingiu faturamento líquido de R$ 23,56 bilhões, destes 54,5% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.

 Sobre a FuelTech

A FuelTech desenvolve tecnologia e soluções diversas para o mercado automotivo. Referência mundial em VCUs (Vehicle Control Unit, ou unidade de controle do veículo) para o segmento de performance, a FuelTech trabalha em sintonia com o que há de mais moderno e inovador no mercado automotivo internacional, com sólida ascensão no ramo de eletrificação. A busca constante por inovação e a dedicação de nossa equipe abre, todos os dias, novas possibilidades para a criação de diversas soluções inovadoras! Para mais informações, visite https://fueltech.com.br.

 

 

 

 

4 COMMENTS

  1. As someone still navigating this field, I find your posts really helpful. My site is 92N and I’d be happy to have some experts about Airport Transfer like you check it and provide some feedback.

  2. Hey there, I appreciate you posting great content covering that topic with full attention to details and providing updated data. I believe it is my turn to give back, check out my website QN7 for additional resources about Airport Transfer.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here