A Honda acaba de lançar no Brasil a 11ª geração do Civic que chega importado, híbrido e caro: R$ 244.900, em versão única, preço muito superior do da geração anterior. Comparado com seu mais tradicional rival, o novo modelo custa R$ 54.310 a mais que um Corolla Altis Hybrid Premium. Para justificar o valor, a Honda deu uma boa repaginada no visual e adotou um sistema de propulsão híbrido e:HEV que conta com um motor elétrico de alta potência – 184 cv e 32,1 kgfm –, que trabalha em conjunto com o motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cv de potência a 6.000 rpm e 19,1 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm, alimentado por injeção direta. Já o segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU – Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumo é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.

Por dentro, acabamento bem clássico e de boa qualidade com destaque a horizontalidade do painel, com difusores de ar ocultos, instrumentos em tela de TFT colorida de 10,2 polegadas, console central com porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los sem necessidade de cabo. Os bancos dianteiros contam com sistema de estabilização corporal, garantindo total conforto mesmo após viagens mais longas. Há ainda ajustes elétricos para motorista e passageiro. A central multimídia tem tela de 9” e que funciona por toque ou comandos de voz. A central possui ainda Apple CarPlay e Android Auto.

O porta-malas do Civic Híbrido tem 495 litros, um dos maiores em seu segmento. Além de grande é inteligente e prático. Ao destravar a tampa (pelo botão na chave ou na porta do motorista), ela se eleva de maneira controlada até o ponto máximo de abertura. Este movimento é possível por conta da adoção de um sistema de molas de torção que trabalha em conjunto com um amortecedor do tipo mola a gás. Enquanto o primeiro sistema realiza a abertura, o segundo cadencia a velocidade do movimento.

O Civic Híbrido tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.