Apimentado Fiat Pulse Abarth chega por R$ 149.990

0
118
Viamão - Rio Grande do Sul - Brasil. Lançamento Fiat Pulse Abarth. Autódromo Internacional de Tarumã. Foto © Marcelo Curia

A Fiat lança no Brasil o Pulse Abarth, primeiro SUV da marca no mundo a ostentar o escorpião que identifica a divisão esportiva da montadora italiana, por R$ 149.990. Além dos detalhes visuais, a mecânica também é forte e empolga, o motor é o T270 de 185 cv de potência, já usado em outros modelos do grupo Stellantis.

O modelo ganhou detalhes em vermelho, cor característica da marca, a começar por uma faixa lateral, o retrovisor e uma linha no para-choque dianteiro também seguem a mesma estética e cor. Os badges Abarth não poderiam faltar e estão presentes tanto na lateral quanto na dianteira. A Fiat Flag também está presente na grade. Traz ainda rodas de 17” Racing exclusivas com alívios de massa, maior largura e center cap único.

Na parte frontal do SUV há ainda linhas que evidenciam a musculatura do modelo, como o aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar dedicada para maior eficiência. Também traz elementos para melhorar a aerodinâmica, como o air curtain e o para-choque frontal mais baixo e largo. Já na parte de trás, traz exclusividade na antena shark super esportiva, a assinatura Abarth e um para-choque traseiro que reforça o DNA Abarth Racing com escapamento com ponteira dupla cromada de 3 polegadas e ronco característico da marca.

A exclusividade de seu DNA envenenado também está marcada no interior escurecido. O imponente símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor. Claro que a cor marcante da Abarth – vermelho – não poderia faltar. Os bancos exclusivos em couro ecológico preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom, assim como a coifa do câmbio. Evidenciando o acabamento único do SUV há também uma faixa vermelha presente no painel e a letra “E” do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse tom.

Para completar, o console central possui aproveitamento máximo dos espaços, com diversos porta-objetos. Já o cluster digital é personalizável e traz a mesma estética esportiva Abarth.

O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Vermelho e Preto Volcano, com detalhes externos em vermelho. Já as opções em Vermelho Montecarlo possuem detalhes em cinza ou preto.

Performance

Acelerando como um autêntico Abarth, o Pulse Abarth possui câmbio automático de até seis marchas e é equipado com o motor Turbo 270 com potência de 185 cv e torque de 270 Nm, com nova calibração para a máxima performance, sendo simplesmente o SUV compacto mais rápido do Brasil. E não é pra menos, já que é capaz de chegar a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de 215 km/h (etanol). Sua relação peso-potência é 6,9 kg/cv.

Respeitando os pilares da marca, o modelo foi feito sob medida. Desenvolvido na plataforma MLA, o Pulse Abarth traz modificações específicas, como nova calibração do câmbio, que deixam as trocas mais rápidas e esportivas. As suspensões trazem mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes. A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade. Já a traseira tem eixo com maior rigidez à torção (+15%). A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada.

Equipado com rodas mais largas (17”) para mais estabilidade e pneus mais aderentes, o modelo também possui uma nova direção, que é mais direta e precisa. O sistema de freio também foi redimensionado para não perder seu legítimo DNA Abarth. Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão. Para isso, foi realizado um trabalho minucioso para atingir a afinação perfeita de um som vibrante e empolgante. Como um esportivo realmente utilitário, ele possui altura de um verdadeiro SUV, com vão livre do solo de 217 mm.

O SUV possui três modos de direção disponíveis: Normal com foco em esportividade e conforto, Manual trazendo versatilidade e personalidade e o Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive. Aliás, com seu mapa especial do acelerador é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão exclusivo no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Ainda conta com uma calibração super esportiva do  câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

Segurança e Tecnologia

Segurança e tecnologia não poderiam faltar no Pulse Abarth. Nestes quesitos, ele traz diversos itens de série, que em outros modelos da categoria são oferecidos como opcionais. A central multimídia de 10,1 polegadas vem com o Connect Me, plataforma de serviços conectados que conta com mais de 30 funcionalidades. O usuário pode ter acesso a informações do seu veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.

Além disso, o Pulse Abarth vem equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, em que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, trazendo mais conforto ao dirigir. O modelo conta ainda com airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.

O Pulse Abarth também traz paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”, que ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha. O SUV ainda vem com wireless charger (carregador por indução) para smartphones, cluster full digital 7″ específico Abarth com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full led, faróis com acendimento automático, sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de parabrisa e Keyless Entry’n Go. Para completar, quando o cliente liga o veículo, há o welcome movement Abarth no cluster e na tela da central multimídia.

A Fiat já teve dois modelos Abarth comercializados no Brasil antes. Em 2002 o Stilo e, em 2014, o icônico 500 Abarth.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here