Com alta de 195% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves elétricos, em 2022, a transição energética já é realidade no Brasil. A expansão entre os eletrificados, que são os carros híbridos, superou 40% no ano passado. Em pesquisa feita pela Meta (empresa que detêm o Facebook, Instagram e o WhatsApp), no final do ano passado, num universo de 1.000 entrevistados, 57% dos brasileiros interessados em comprar um carro consideravam um modelo elétrico ou híbrido. Mas, alguns desafios ainda têm de ser vencidos.
A eletrificação de veículos já está consolidada como a principal forma de descarbonização do setor automotivo mundial e é consenso de que chegou o momento de discutir as adequações estruturais necessárias para que essa transição ocorra de maneira sustentada e organizada no Brasil. “Justamente por estarmos nesse momento-chave, de mudança de matriz energética, essa será a primeira vez, nos últimos 18 anos, que teremos 3 edições do C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos em um ano, sendo a primeira em Brasília. Pretendemos discutir os assuntos que movimentam o Brasil e levarão o nosso País à eletrificação, como políticas públicas, infraestrutura e tecnologias que giram em torno da mobilidade híbrida e puramente elétrica. E o melhor lugar para começar esse debate é o centro das decisões nacionais”, afirma Ricardo Guggisberg, Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável e da MES Eventos, principal organizadora de feiras e congressos sobre eletromobilidade no Brasil. Além do Congresso, a capital federal também sediará a 1ª. edição deste ano do DME – Dia da Mobilidade Elétrica, que acontece na tarde de 8 de março. O C-MOVE Brasília acontece nos dias 7 e 8 de março, no espaço Brasil 21 Convention Affiliated by Meliá (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Cj A, Bloco B, Asa Sul), e é voltado a profissionais do setor e estudantes.
Apenas para ilustrar a rápida adesão dos brasileiros à eletromobilidade, em 2022, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves elétricos cresceram 194,9% em relação ao ano anterior. Já as motocicletas elétricas registraram um salto de 346,7% sobre 2021. “Muitos novos modelos elétricos chegaram ao mercado nos últimos anos e a presença destes veículos nas ruas, especialmente, nas grandes cidades, já é vista como algo natural, inclusive com a instalação de estações de recarga em ambientes comerciais e empresariais e postos de combustíveis”, analisa Guggisberg. Segundo ele, neste cenário, o objetivo do C-MOVE é abordar temas como políticas públicas, tecnologias e tendências sobre a mobilidade elétrica no Brasil e no mundo. Entre os temas que serão tratados no Congresso estão infraestrutura de recarga, logística de montagem de veículos elétricos, oportunidades de trabalho no setor, política energética, conectividade e micromobilidade. “Nossa meta é promover um evento transversal, no qual podemos reunir representantes da indústria, Poder Público, técnicos e sociedade civil para uma discussão propositiva sobre os rumos da mobilidade elétrica nacional”, diz Guggisberg. “Em 2022, tivemos cerca de 500 congressistas em apenas uma edição do evento, o que prova a importância do tema para os brasileiros”, conclui. Além de Brasília (DF) estão previstos eventos em Balneário Camboriú (SC) e em São Paulo (SP).