Citroën Basalt, a virada de chave

0
52
Novo Citroën Basalt é um SUV com estilo coupé, com o teto mais baixo na parte traseira da carroceria

A Citroën apresentou o Basalt, seu primeiro SUV Coupé no Brasil, prometendo revolucionar o mercado com um modelo que tem design diferenciado, bom espaço interno, motor competente e preço acessível. O modelo chega com três versões de acabamento e uma edição especial de lançamento, a First Edition. Os preços começam em R$ 89.990.

Inspirado no conceito Vision, o Basalt mantém praticamente todos os elementos visuais antecipados pelo conceito, incluindo linhas fortes que transmitem robustez e elegância. O modelo é produzido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ), com 80% de sua estrutura sendo composta de peças fabricadas localmente.

Com um entre-eixos de 2,64 m, o Citroën Basalt oferece balanços dianteiros e traseiros curtos, favorecendo tanto o visual quanto a funcionalidade, proporcionando bons ângulos de entrada e saída. Na prática é aquele carro que não vai raspar nas lombadas ou saídas de garagem. 

A frente do Basalt guarda o estilo dos último lançamentos da Citroën, com faróis e lanternas em led

Motorização

Em termos de motorização, o Basalt oferece duas opções. A versão de entrada é equipada com o motor 1.0 Firefly , conhecido seu bom desempenho e economia de combustível, com médias de até 14,6 km/l com gasolina na estrada (ciclo Inmetro/PBEV), possibilitando uma autonomia superior a 680 km com um só tanque. O igualmente reconhecido motor Turbo 200 trende até 130 cv é o mais potente do segmento e, aliado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução, dá ainda mais dinamismo ao Basalt. O propulsor Turbo 200 é o único da categoria com o exclusivo sistema Multiair III, que possibilita o ajuste constante do tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão de forma automática. Para o motorista isso resulta em ainda mais performance com muita eficiência.

O interior é bem acabado, com bancos em dois tons e teto claro

Interior

Por dentro, o Citroën Basalt oferece espaço e conforto para até cinco adultos. O painel tem uma faixa bicolor em tom Solar Bronze, conectando o painel digital de 7” à central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado é digital em todas as versões.

O painel é digital colorido de 7” e a central multimídia Citroën Connect Touchscreen tem 10,25 polegadas

A cabine especificamente, com foco no conforto dos ocupantes, também se destaca pelas amplas portas-malas de 490 litros.

Série especial First Edition

Para marcar o lançamento do Basalt, a Citroën preparou uma série especial, a First Edition , que terá diferentes elementos de design para entregar ainda mais estilo, inclusive na cor Branco Nacré Perolizada, única e exclusiva da versão. O visual especial continua com para-choques dianteiros com apliques cromados, rodas de liga-leve de 16” escurecidas, pintura bitom com teto Perla Nera e logotipos alusivos à versão nas portas dianteiras.

O interior é igualmente especial, com pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa bitom na cor Gray Smart e teto totalmente escurecido. O Citroën Basalt começa a ser vendido em todas as concessionárias da marca, com três anos de garantia sem limite de quilometragem, conforme tabela de preços sugeridos e lista de equipamentos abaixo:

  • Citroën Basalt Feel: R$ 89.990
  • Citroën Basalt Feel Turbo 200: R$ 96.990
  • Citroën Basalt Shine Turbo 200: R$ 104.990
  • Citroën Basalt First Edition Turbo 200: R$ 107.390