Frontier chega renovada ao Brasil

0
205

Com o mercado de picapes aquecido as montadoras estão acelerando com novos modelos chegando ao Brasil. Recentemente deram as caras a nova Ford Ranger FX4 e a RAM 3500. E agora chega a vez da Nissan apresentar a Frontier 2023 que ganhou novo visual, novas versões e mudanças na parte mecânica para tentar abocanhar uma fatia maior nas vendas.
Além das configurações S, Attack e XE, disponíveis no modelo anterior, novas opções SE, Platinum e a diferenciada PRO-4X foram incorporadas a linha. Estas duas últimas dividem o topo da gama com foco em públicos distintos: mais requinte e aventura.

A Nova Nissan Frontier chega com um desenho robusto. A grade e os faróis com projetor de LED quádruplos se destacam na dianteira. A grade segue um estilo “interligado” de design – recurso exclusivo encontrado da família de picapes Nissan.

Um destaque extra da linha em termos de design é a novíssima versão PRO-4X. Seu estilo é voltado para atrair os amantes de aventuras extremas que desejam fugir da rotina diária. Nela, os detalhes reforçam a sua diferenciação e aparecem por dentro e por fora, dos para-lamas exclusivos ao acabamento dos bancos. Até mesmo o logo da Nissan é diferenciado, na cor vermelha.
A caçamba também mereceu atenção especial. A picape da Nissan agora apresenta uma excelente combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. E a capacidade é de 1.043 kg.

A caçamba também mereceu atenção especial. A picape da Nissan agora apresenta uma excelente combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. E a capacidade é de 1.043 kg.

Cada versão tem seu acabamento diferenciado, o que inclui diferentes materiais e texturas para os bancos que, na dianteira, segue a tradição da Nissan de serem “Gravidade Zero”. Eles são produzidos tendo como base tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.
O painel de instrumentos tem a maior tela TFT do segmento, de 7 polegadas e com imagem de alta qualidade, que disponibiliza uma ampla gama de informações e configurações do veículo. Além dela, a picape ainda conta com uma tela de 8 polegadas para o sistema multimídia no console central. Ela se conecta à smartphones e permite que os usuários ativem recursos convenientes, como streaming de áudio por Bluetooth, reconhecimento de voz e navegação.

Tecnologias Inteligentes
A Nissan equipou a linha Nova Frontier com um pacote inovador de tecnologias, que traz vários equipamentos de segurança e conforto incomuns em seu segmento. Eles fazem parte da visão Nissan Intelligent Mobility e tornam este modelo o mais avançado da história da Frontier.
Entre as muitas tecnologias integradas está o conjunto que forma o Nissan Intelligent Safety Shield, um escudo de segurança para o veículo, ajudando a proteger o motorista e os passageiros de riscos potenciais e proporcionando tranquilidade. A integração dessas tecnologias oferece níveis superiores de conforto, segurança e conveniência, permitindo que os clientes se sintam confiantes em usar seu veículo para trabalho e lazer.
Entre esses sistemas está o Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW), que monitora dois veículos à frente e o veículo diretamente à frente para reduzir o risco de acidentes com vários carros em um eventual engavetamento, por exemplo. Ele atua em conjunto com o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), cuja função é frear o veículo caso o motorista não atue.

Para aumentar a segurança em situações de cansaço ou desatenção, o Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW) emite alertas sonoro e visual caso o veículo se aproxime da faixa de sinalização da pista, caso o pisca de mudança de pista não esteja acionado. Ao mesmo tempo, o Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDP) age automaticamente para trazer o veículo de volta ao centro da pista, atuando no sistema de freios das rodas opostas. Com isso, previne a troca involuntárias de pistas e, com isso, possíveis acidentes.
Outra tecnologia que estreia na picape é o Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA), que avisa o motorista para fazer pausas e fornece avisos sonoros quando são detectados possíveis sinais de fadiga, como mudanças no estilo de direção ou no comportamento da direção. Muito útil para aumentar a segurança durante longas viagens ou após um árduo dia de trabalho.
E, para aumentar ainda mais a segurança e tranquilidade, a picape conta com o Alerta de Ponto Cego (BSW), que ajuda a evitar colisões com outros veículos por falta de visibilidade no ponto cego enquanto o veículo está em movimento, também por meio de alertas sonoro e visual. O sistema de Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI) complementa o BSW ao acionar o sistema de freios, também nas rodas opostas de onde estaria o outro carro, corrigindo a rota para evitar acidentes.

Nas manobras, para sair de vagas de estacionamento de ré ou em manobras nessas situações, a Nova Nissan Frontier conta com a Visão 360º Inteligente integrada com o sistema de Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD). Quatro câmeras (embaixo dos dois retrovisores externos, tampa traseira e grade dianteira) ajudam os motoristas a perceber pessoas, objetos e carros ao redor e se aproximando do veículo. O sistema também conta com o monitor off-road, que é projetado para permitir visibilidade total dos obstáculos no entorno, em baixas velocidades, quando a tração nas quatro rodas está acionada.

Já o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) reduz o estresse da visibilidade limitada ao sair de uma vaga de estacionamento. A função monitora a traseira do veículo e avisa o motorista se outro veículo ou objeto estiver se aproximando de um dos lados, emitindo alertas sonoro e visual.
Para a condução noturna, a Nova Nissan Frontier é equipada com o Assistente de Altura e Intensidade dos Faróis (HBA). Ele entra em funcionamento quando o motorista estiver dirigindo à noite, em velocidades acima de 30 km/h. A câmera do para-brisa monitora a incidência de luz no sentido contrário e, ao identificar um outro veículo se aproximando, irá momentaneamente desligar o farol alto, religando imediatamente após cruzar pelo veículo.
Desde a versão de entrada, a Nova Nissan Frontier é equipada com sistema de auxílio de partida em rampa (HSA); controle automático de descida (HDC); bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD); e controle eletrônico de frenagem (EBD).
A segurança dos usuários ainda é assegurada em todas as versões por seis airbags, sistema I-Isofix e alerta de uso dos cintos dianteiros e traseiros.

O modelo apresenta novas tecnologias e passou por uma evolução mecânica em comparação a sua antecessora.
No console central, próximo da alavanca do câmbio, um seletor permite a escolha do modo de condução entre quatro opções:
* Standard – ideal para situações normais na cidade e estrada
* Sport – mantém a posição de marcha mais baixa levando a rotações mais altas e garantindo potência do motor e freio motor mais forte
* Off Road – modula o acelerador para manter as rotações altas e ganhar força em baixas velocidades
* Tow – ideal para ser usada com carga máxima ou ao se puxar um reboque. Fornece freio motor mais forte e mantém a posição de marcha mais baixa
Este recurso se une ao reconhecido sistema Shift-on-the-fly para seleção de tração, que permite a fácil troca entre as opções 4X2, 4X4 High e 4X4 Low.
A versão PRO-4X ainda conta com o Bloqueio do Diferencial Traseiro, para garantir ainda mais disposição para enfrentar as adversidades. Ele é ativado por meio de um botão no console central, com a tração 4X4 Low engatada, e permite utilizar o torque na roda que tem mais aderência à superfície e evitando deslizamento excessivo na roda oposta.
A Nova Nissan Frontier tem 31,6º de ângulo de ataque, 25,7º de saída e 25,2 cm de vão livre, o que permite que ela supere os obstáculos mais severos.
Se a suspensão já era um destaque do modelo anterior da Frontier, agora ainda foi refinada com a adoção de novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com sistema multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes) que trabalha em conjunto com um eixo rígido.
Os freios são a disco nas quatro rodas e a picape também vem equipado com Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS).
A Nova Nissan Frontier possui duas configurações de motor a diesel, uma com dois turbos de 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque e outra com 163 cavalos e 43,3 kgfm. Este propulsor, adequado às normas de emissões L7, conta com sistema Redutor Catalítico (SCR) com ARLA 32. O reservatório do ARLA 32 é acessado por uma tampa que fica ao lado da tampa do combustível e a necessidade de abastecimento é avisada por meio de uma mensagem de autonomia no display do TFT no painel da picape.

A Nova Nissan Frontier chega às concessionárias da marca japonesa em todo o Brasil a partir da última semana de abril com preços semelhantes aos das versões do modelo anterior:
Frontier S 4×4 MT – R$ 230.190

Frontier SE 4×4 AT – R$ 258.990

Frontier Attack 4X4 AT – R$ 263.690

Frontier XE 4×4 AT – R$ 278.990

Frontier Platinum 4×4 AT – R$ 314.590

Frontier PRO4X 4×4 AT – R$ 314.590

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here