A BYD está valendo aproximadamente US 113,15 bilhões e, assim, se transformou na terceira empresa automotiva mais valiosa do mundo. O número foi apresentado pela plataforma Companies Market Cap, que realiza um estudo diário sobre as informações do mercado financeiro. A Tesla lidera o ranking, enquanto Toyota (2º), Volkswagen (4º) e Mercedes-Benz (5º) completam o G5 das marcas mais valiosas de acordo com o material.
O resultado da BYD não é por acaso. A empresa atravessa um excelente momento globalmente e se consolidou como a segunda maior produtora de veículos elétricos do mundo no primeiro trimestre de 2022. Aliás, em abril deste ano, a BYD alcançou uma liderança inédita entre as montadoras em vendas no mercado chinês com a comercialização de mais de 102 mil automóveis elétricos somente naquele mês.
E o Brasil é reflexo desse cenário. Em novembro do ano passado, a BYD iniciava sua trajetória entre os veículos de passeio. Anunciou a chegada do TAN EV, o primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico. Foi rapidamente elogiado pela imprensa especializada e, também, pelo consumidor.
O primeiro lote foi rapidamente esgotado em sua pré-venda ainda em dezembro de 2021. Essa aceitação também foi refletida no segundo automóvel apresentado ao Brasil, o BYD HAN EV, sedan elétrico também teve todas as 50 unidades do primeiro lote de importação, em pré-venda, comercializadas em apenas um mês.
Além disso, a BYD vem fortalecendo sua rede de concessionárias. A Eurobike, localizada na capital paulista, foi anunciada como primeira loja da marca em território nacional e abriu as portas em abril.
Somente neste ano, serão inauguradas 45 unidades nas principais cidades brasileiras (até o momento, 25 parceiros já foram nomeados pela BYD). A expectativa da BYD é contar com 100 concessionárias espalhadas pelo país até o final de 2023.
“O mundo vai mais que dobrar a venda de veículos elétricos em 2022 para quase 20% do total e, até 2025, acreditamos que a venda de elétricos deve superar a venda de veículos à combustão tradicional pelo mundo. É uma transformação inimaginável há poucos anos” finaliza Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil.
Sai Ford, entra BYD
A BYD está em negociações avançadas para se instalar na Bahia, exatamente na antiga fábrica da Ford no Polo Industrial de Camaçari. Em entrevista ao jornalista Eduardo Godinho do TV Auto Nordeste da Band, o governador Rui Costa comentou sobre a negociação, mas não informou qual era a montadora.
Porém, fontes ligadas ao governo, confirmaram que as negociações avançadas, são mesmo com a montadora de carros elétricos, que já possui três fábricas no país, uma de ônibus elétricos, outra de módulos fotovoltaicos em Campinas, São Paulo e no Polo Industrial de Manaus, dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.
No começo de maio o governador da Bahia visitou fábrica da BYD em São Paulo para acompanhar fabricação de ônibus elétricos para o Estado.
A montadora é um gigante chinesa, que atua em várias áreas e é o maior fabricante de carros elétricos da China, que havia inicialmente manifestado interesse em comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo em São Paulo, mas o negócio não avançou e a empresa passou a negociar com o governo da Bahia para assumir o complexo industrial da Ford para montar uma fábrica de automóveis.
A saída da Ford provocou um dano social para as famílias dos trabalhadores e um dano para a economia da cidade. Se for confirmada a chegada da montadora BYD, será a vida voltando para a região.