Por R$ 367.390 você pode levar para casa a quarta geração da Hilux GR-SPORT. Apresentada pela Toyota na Argentina, é a picape média mais cara no mercado nacional. Só para efeito de comparação, ela custa quase R$ 8 mil a mais que a versão Classic 1500 da Ram. E a dúvida é se ela entrega o suficiente para custar tanto.
Segundo a Toyota a picape foi inspirada nos modelos que correm rally e apresenta bitola mais larga (+15 cm na traseira e +14 cm na frente), nova suspensão com amortecedores monotubo, novos freios a disco na traseira e mais potência em relação às demais versões do portfólio Hilux.
A GR-SPORT agrada à primeira vista. Tem elementos aerodinâmicos integrados na parte de baixo da carroceria e no lugar do santoantônio, o que deve prejudicar quem pensa em transportar alguma carga na carroceria.
Pelo visto a Toyota quer dar uma pegada mais esportiva a nova versão, buscando compradores urbanos que querem andar mais forte com um desajeitado veículo projetado para carregar peso. A marca afirma que as mudanças na suspensão deixam o modelo mais apto a velocidade. Será?
A Hilux GR-SPORT é equipada com o motor turbodiesel 2.8L 16V, 4 cilindros em linha, mas com uma configuração do turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD) que entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades sequencial com paddle shift. Perde para a Amarok V6 com seus 258 cv e está muito longa dos 400 cv da Ram Classic.
Por dentro algumas mudanças bem-vindas. Os bancos dianteiros apresentam design esportivo e são revestidos com couro natural, suede e material sintético com detalhes vermelhos. O painel e console central são na cor preto brilhante e alguns itens, como a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, as pedaleiras de alumínio e os tapetes exclusivos, destacam a divisão GAZOO Racing.
Na lista de equipamentos, destacam-se os faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED (DRL), sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9”, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e sistema JBL® com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, Smart Entry System, que permite destravar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura da porta, mantendo a chave inteligente no bolso, facilitando também a operação de partida do veículo com o sistema Push Start Button.
A nova Hilux GR-SPORT é equipada com câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle ativo de tração, bloqueio do diferencial traseiro entre outros assistentes como o sistema de pré-colisão frontal, sistema de alerta de mudança de faixa e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).