A Honda começou a pré-venda do novo City Hatch no primeiro dia de fevereiro. O modelo chaga para ocupar um lugar importante no show room das concessionárias da marca. De uma vez só, o novo City aposentou os consagrados Civic e Fit, com suas variações, como o WR-V. A aposta da Honda no modelo é alta e ele se junta ao sedã que já está a venda.
Vamos aos detalhes do City Hatchback.
A presença marcante do modelo se dá pela carroceria longa, larga e baixa. Ele apresenta a maior relação entre comprimento e largura e o maior entre-eixos dentre todos os hatches compactos premium. Sua versatilidade e espaço interno contam com o Magic Seat, exclusivo sistema de modularidade interna da Honda, com quatro modos de utilização (Utility, Long, Tall e Refresh), que permite acomodar objetos de diferentes dimensões. No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume.
O interior do New City Hatchback merece destaque pela sofisticação dos materiais. Em todas as versões, o modelo é equipado com um painel amplo, com caráter esportivo e de fácil visualização das informações.
O New City Hatchback chega em duas versões: EXL, por R$ 114.200, e Touring, que custa R$ 122.600. Ambas trazem a versatilidade do Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, espelhos retrovisores com rebatimento automático, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.
Segurança
O New City Hatchback e o New City sedã são os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil a embarcarem o Honda SENSING, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução. Ele tem cinco funções:
- ACC — Controle de cruzeiro adaptativo — Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
- CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão — Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes;
- LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
- RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
- AHB – Ajuste automático de farol — Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
Além do Honda SENSING (disponível na versão Touring), o New City Hatchback traz diversos outros itens de segurança em todas as versões, como: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros. O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível na versão Touring.
Novo motor sem turbo
Equipado com um motor completamente novo e conta com uma versão otimizada do câmbio CVT. Todo em alumínio (cabeçote, bloco e cárter), o motor que equipa o modelo é um quatro cilindros aspirado 1.5 16V DI DOHC i-VTEC. Ou seja, conta com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote – um para as oito válvulas de escape e outro para as oito de admissão.
A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina, superando alguns modelos equipados com motor turbo.
Quando o assunto é consumo de combustível, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o New City Hatchback tem consumo na cidade de 9,1/13,3 (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/14,8 km/l. Com tais números, o modelo obteve classificação A no PBE.