O maior evento de customização do mundo o Sema Show, que abriu suas portas hoje em Las Vegas, Estados Unidos, segue a tradição: a Mopar, empresa ligada ao grupo Stellantis, principalmente Jeep, Fiat e RAM, desenvolveu sete carros conceito personalizados de virar a cabeça.
“Com seu público entusiasta, o Sema é o melhor lugar para mostrar nosso catálogo completo de peças e acessórios de desempenho com garantia de qualidade e testados na fábrica”, disse Mark Bosanac, vice-presidente da Mopar para a América do Norte. “Esses sete novos veículos demonstram a paixão, criatividade e inovação da equipe Mopar.”
A seguir estão os detalhes sobre os sete veículos conceituais que devem inspirar customizadores ao redor do planeta por muito tempo:
Jeep® Wrangler 4xe
O Jeep® Wrangler 4xe mostra como os entusiastas off-road podem trabalhar a partir do premiado veículo híbrido elétrico plug-in com peças de fábrica e acessórios da linha Jeep Performance Parts (JPP).
Começando com o primeiro kit de elevação de suspensão JPP de 2 polegadas (5 cm) com amortecedores Fox especificamente ajustados, o conceito usa rodas JPP com beadlocks (travas para evitar o destalonamento), montadas em pneus BFGoodrich KM3 de 37”. Luzes personalizadas sob a carroceria iluminam o solo abaixo nos quatro cantos para que o motorista enxergue melhor o solo e evite danos de pedras e detritos.
O para-choque de aço estampado JPP apresenta um protetor de guincho personalizado com luzes de LED acopladas sobre um guincho Warn. O para-brisa JPP Gorilla Glass é até três vezes mais resistente que uma peça normal. Um par de luzes de LED off-road JPP de 13 cm fica na base de cada coluna A.
A pintura marfim perolizado estende-se às portas tubulares JPP. Os protetores inferiores de carroceria JPP e todos os detalhes em preto de produção original foram pintados de cinza metálico, fora e dentro do carro. Os gráficos personalizados do para-choque e do capô ressaltam a aparência exterior agressiva, mas premium.
Os belos assentos de couro Katzkin na cor azul Mopar com costuras de tungstênio diferenciam o interior personalizado que inclui piso conceitual de vinil JPP de três peças, com quatro drenos para fácil secagem após lavagem com água.
Um sistema de trilhos de acessórios JPP para o painel de instrumentos mantém no lugar, com segurança, aparelhos como telefones celulares ou câmeras. Para o motorista, as capas de pedal JPP de aço inoxidável apresentam almofadas de borracha preta, adicionando tração aos pedais do acelerador e do freio. Além disso, as alças de porta JPP facilitam a entrada e saída.
No lado interno da porta traseira, um sistema de gerenciamento de carga apresenta aros para proteger e transportar objetos com segurança, enquanto uma mesa dobrável JPP adiciona uma superfície plana útil. Um compressor de bordo personalizado também está integrado na porta traseira.
Jeep Wrangler Overlook
O Jeep Wrangler Overlook transforma um Wrangler Sahara de quatro portas em um off-road de três fileiras com toques de luxo e ampla gama de produtos do portfólio JPP. A cabine se estende por mais 30 cm para acomodar uma terceira fileira de assentos. Acima dela, o teto modular personalizado é 13 cm mais alto que o padrão para ampliar o espaço interno.
A visão externa é aprimorada com duas janelas laterais e três frontais acima da segunda e terceira fileiras. Uma capota removível customizada, de peça única, chamada de Freedom Top, abre a vista sobre o motorista e passageiro dianteiro e ainda conta com um painel de vidro.
Um kit de elevação JPP de 2” com amortecedores Fox abre espaço para as rodas Black Rhino York de aro 20” montadas em pneus off-road BFGoodrich KM3 de 37”. Estribos laterais tubulares pretos JPP, com inserções moldadas para tração segura, fornecem proteção e durabilidade superiores.
O para-choque dianteiro de aço estampado JPP é mais estreito do que o de série para melhorar o ângulo de entrada, mas ainda com largura suficiente para fornecer proteção e é equipado com faróis de neblina em LED. A grade tem acabamento preto acetinado. Conceitual, o capô exibe travas Mopar personalizadas. Um par de luzes de LED off-road JPP de 13 cm com acabamento platinado é montado à frente das colunas A, cada uma brilhando a 4.800 lumens para ajudar a iluminar a trilha.
A cabine ostenta os luxuosos assentos de couro preto da Katzkin, com o painel no mesmo material. As costuras são na cor Bronze Sahara, para combinar com a pintura externa.
Jeep Grand Cherokee L Breckenridge
O elegante SUV 4×4 de três fileiras Jeep Grand Cherokee L Breckenridge exibe a carroceria na cor Magnetita fosca/metálica com partes em preto brilhante e detalhes em bronze acetinado. Somando-se ao exterior premium, estão as rodas Mopar de aro 21” e cinco raios, com acabamento preto brilhante. Sobre as barras transversais Mopar foi instalada uma caixa de carga da Thule.
Dentro do Grand Cherokee L Breckenridge, uma variedade de cores e materiais premium são usados para elevar o conforto do SUV mais premiado de todos os tempos – agora com essa versão de três fileiras pela primeira vez. Os bancos de couro são na cor azul Atmospheric Palermo, com painéis de porta acolchoados azul e acabamento em nogueira acetinada premium. Toques em bronze acetinado e preto nos painéis superiores das portas, quadro de instrumentos e volante fornecem um contraste de cores único e rico.
As capas dos pedais de aço inox Mopar com almofadas de borracha preta adicionam um toque ousado e mais aderência ao acelerador e ao freio. Com bordas elevadas, os tapetes Mopar para todos os climas aparecem em todo o assoalho.
Kaiser Jeep M725
O Kaiser Jeep M725 é uma ambulância militar Kaiser Jeep M725 de 1967 transformada em uma supermáquina de apoio off-road e mascote móvel para a JPP.
Pintado na cor Desert Tan, o conceito roda sobre rodas Black Rhino Armory de aro 20” e tala 12” envolvidas por pneus de 40”. Para abriga-los, os para-lamas foram devidamente alargados. O Kaiser Jeep M725 é diferente de qualquer outro veículo 4×4 no estilo “vá a qualquer lugar” encontrado nas trilhas ou ruas.
O painel de teto projetado sob medida sobre a área de carga pode subir 40 cm, criando espaço suficiente para os ocupantes ficarem de pé enquanto pegam suprimentos ou servem comida e bebidas no painel traseiro aberto do lado esquerdo.
Os protetores laterais JPP modificados protegem a parte de baixo da carroceria entre as caixas de rodas. Eles são feitos de aço reforçado e revestidos com o material de caçamba Durabull®, para maior proteção e durabilidade.
A iluminação dianteira vem de um conjunto de faróis conceituais de LED de 18 cm, ladeado por luzes de LED off-road JPP de 13 cm. Uma luz LED off-road JPP de 18 cm é montada no centro, logo acima do para-brisa, para operar como um refletor. Já as lanternas traseiras de LED foram colocadas nas estruturas originais. Uma conveniente câmera fornece ao motorista ótima visibilidade para trás.
A capacidade off-road do Kaiser Jeep M725 é aprimorada pelos reforços no chassi original e pela substituição das molas semielípticas por um sistema helicoidal para uso pesado. Sob o capô está o motor Mopar 392 Crate HEMI® V8 ligado a um câmbio automático antigo, TorqueFlite 727. Essa combinação oferece 492 cv de potência e 644 Nm de torque.
No interior, bancos de costas baixas do Jeep Wrangler são envoltos em lona bege. Volante e coluna de direção são personalizados, bem como os instrumentos modernos e a tela para a câmera de ré. Uma placa exclusiva, de estilo vintage, mostrando as especificações do Kaiser Jeep M725, foi montada no painel.
O console central foi fabricado a partir de uma caixa de munição e abriga as alavancas do câmbio e da caixa de transferência. O piso é revestido com material de forro de caçamba para maior aderência e durabilidade.
Ram 1500 TRX RexRunner
Feita sobre a premiada Ram 1500 TRX – a picape mais rápida, veloz e potente de todos os tempos –, a RexRunner carrega uma série de acessórios e peças Mopar personalizadas, elevando o maior predador do mundo das caminhonetes a níveis ainda maiores de desempenho e durabilidade.
Alimentado pelo motor HEMI V8 de 6,2 litros com compressor, com o poderio estratosférico de 711 cv e 881 Nm, a TRX RexRunner usa pneus Goodyear de 37” montados em rodas Rhino Chamber 18” x 9” com visual de competição.
A RexRunner se distingue pela cor cinza Ash e vários detalhes em azul Mopar. Somando-se ao design exterior robusto, uma barra de acessórios RamBar apresenta um par de luzes LED retangulares TYRI de 35 cm, gerando 4.300 lumens.
Na caçamba, um suporte de estepe Mopar mantém o conjunto roda/pneu de 37” à disposição. Virado para dentro, o extensor de caçamba ajuda no transporte seguro de ferramentas e equipamentos. Para proteção do piso da área de carga, a TRX RexRunner apresenta revestimento de spray texturizado preto Mopar.
Placas de metal personalizadas com letras Mopar gravadas a laser protegem a área inferior da picape, na dianteira e na traseira. Na frente, o ângulo de entrada aumentou em 2,3°, para 32,5°. Nas laterais, os trilhos Mopar ajudam a proteger as soleiras.
As ponteiras de escape Mopar de 12 cm reforçam o estilo esportivo. E o degrau de caçamba Mopar apresenta um braço articulado que se abaixa para facilitar o acesso à área de carga e, com um leve empurrão, se retrai.
O interior inspirado nas corridas da RexRunner é projetado para a experiência de direção dinâmica combinando recursos das versões TRX e Tradesman da Ram 1500. As capas dos pedais de aço inox Mopar apresentam almofadas de borracha preta, adicionando aderência aos pedais do acelerador e do freio. Além disso, os painéis de portas moldados em peça única e o piso de vinil oriundos da 1500 Tradesman permitem limpeza rápida e fácil.
Ram 1500 Outdoorsman
A Ram 1500 Outdoorsman foi projetada para clientes que trabalham duro e se divertem na mesma intensidade. Partindo da premiada Ram 1500 Big Horn Crew Cab 4×4 pintada em preto brilhante com gráficos customizados em azul Mopar, os designers da Mopar criaram uma verdadeira picape com duplo propósito. A Outdoorsman carrega todo o equipamento necessário para a lida e facilmente se transforma para desfrutar de qualquer atividade ao ar livre.
De alumínio, um sistema conceitual da Mopar de dois níveis percorre toda a largura da caçamba do caminhão e transporta itens com segurança, a exemplo de escadas e madeira compensada ou um caiaque, remos, varas de pesca ou uma mountain bike. Em cada canto, há luzes LED TYRI de 5 cm, com uma terceira luz de freio na barra transversal traseira.
Montado no piso da caçamba, um sistema Expertec modificado fornece painéis duplos corrediços – cada um suportando 900 kg – para facilitar a carga e a descarga de ferramentas e equipamentos. O assoalho é protegido por um spray Mopar. Trilhos de caçamba Mopar são fixados nas paredes internas e apresentam travas ajustáveis que deslizam para segurar cargas de vários tamanhos, como uma geladeira portátil.
O painel interno da tampa traseira é personalizado com o RamGate da Mopar, que dispõe de gráficos de conversão, localizador de ângulo e um sistema que proporciona um espaço de trabalho robusto e versátil para, por ex., cortar madeira ou ajustar uma bicicleta. Exclusivos na categoria, os compartimentos RamBox têm divisores de carga Mopar para organizar o espaço.
A Ram 1500 Outdoorsman conta com kit de elevação Mopar de 5 cm e amortecedores Fox, proporcionando muito espaço livre ao solo para as rodas especiais 20” x 9”, de aparência agressiva, montadas em pneus Continental de 35”.
A cabine inclui uma superfície de trabalho customizada retrátil que desliza para fora do apoia-braço central e fornece 30 cm x 35 cm de espaço adicional, com sistema de medição integrado. Os bancos apresentam a parte central de tecido Alloy-Mesh e almofadas laterais de couro Katzkin na cor azul Mopar.
A proteção do assoalho é fornecida pelos tapetes de borda elevada Mopar, enquanto sob o banco traseiro um aspirador de pó conceitual RamVac facilita a limpeza depois de voltar da trilha ou do local de trabalho.
Dodge Challenger Holy Guacamole
O Dodge Challenger é tão amado e relevante para os entusiastas dos muscle cars de hoje quanto era há mais de meio século e o Holy Guacamole combina o melhor dos dois mundos. Um exemplar da edição limitada do 50º aniversário do Challenger R/T Scat Pack Widebody 2020 recebeu tratamento visual ao estilo da década de 1970 para mostrar o que há de mais atual em design de herança e atitude Dodge moderna.
Por fora, o Challenger Holy Guacamole é pintado em um tom de verde especial, carinhosamente chamado de Rotten Avocado (“abacate podre”) pelos designers da Dodge e exibe capô do tipo Shaker com pintura customizada “Gold School”, faixas laterais tom sobre tom, rodas Forgeline de aro 20” polegadas e kit de rebaixamento de suspensão Mopar.
Sob o capô Shaker funcional está uma entrada de ar frio Mopar, filtro de ar cônico e caixa de ar otimizada para melhor fluxo de ar e desempenho do motor HEMI V8 392.
O interior é decorado com toques de madeira, além de bancos e painéis das portas com detalhes em xadrez verde e amarelo que homenageiam algumas das cores e materiais encontrados no icônico Challenger 1970 original.