Moradores de Sorriso (MT) encaram aventura de 5 mil km até o Rio Grande do Sul a bordo de um motorhome

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Legacy é equipado com recurso de alongamento lateral (slideout), compartimento que pode ser eletricamente deslizado para fora quando o motorhome está estacionado . Fotos Ruan Levitzki/Neway Motorhomes/Divulgação

 

Imagine poder levar todo o conforto e aconchego da sua casa até os lugares mais belos e fascinantes. Para quem tem um motorhome, não existe monotonia, pois a paisagem na janela muda a todo momento. Nesse espírito aventureiro, quatro moradores de Sorriso (MT) viajaram mais de 5 mil quilômetros até o Rio Grande do Sul para buscar o novo modelo diretamente no fabricante, a Neway Motorhomes, em Novo Hamburgo. Com clientes espalhados por diversos estados brasileiros, é uma das principais empresas do setor no Brasil e está investindo R$ 5 milhões em seu projeto de expansão, que vai gerar 40 novos empregos até 2025.
O roteiro de Luiz Carlos Bedin, 77 anos, e da esposa, Zulmira Granetto Bedin, 73, teve início no final de maio. Após quatro dias de viagem, no dia 31 chegaram a Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, distante 30 quilômetros de Porto Alegre. Foram três paradas para descanso. Não é necessário pressa, pois quem viaja de motorhome está literalmente em casa. Em média, a cada dia eles percorrem 600 quilômetros, sempre observando rigorosamente a velocidade máxima da via.
Também participam da aventura Ari Pedro Bedin, 76, que é irmão de Luiz Carlos, e a esposa, Ivânia Bedin, 67, que é irmã de Zulmira. As paradas para descanso e pernoite geralmente são feitas em postos de combustíveis. Apenas o almoço ocorre em restaurantes, pois não abrem mão de tomar café da manhã e jantar na casa sobre rodas. No cardápio diário não faltam dois de seus pratos favoritos, a polenta e o mel. Após a entrega da chave do veículo pelo diretor-geral da Neway, Edelvã Roni Pasa, a viagem de retorno teve início na tarde de terça-feira (13 de junho) e está prevista para terminar neste sábado (17). Antes de chegar ao destino final, ocorrem paradas em Renascença (Paraná), Rio Brilhante (Mato Grosso do Sul) e Rondonópolis (Mato Grosso).
Essa é uma paixão antiga da família, que no entanto demorou mais de duas décadas até se transformar em realidade. “Vi um motorhome pela primeira vez em 1979, numa feira do Paraná, mas na época eu não tinha dinheiro para comprar. Só consegui realizar o sonho em 2002, depois de muito trabalho”, relembra. Na fazenda de 4 mil hectares da família, são plantados milho e soja.
Luiz Carlos e Zulmira trocam o modelo de 9 metros de comprimento por outro maior, com 10,70 metros. Enquanto aguardavam a entrega técnica do novo motorhome, ficaram hospedados no veículo utilizado nos últimos anos e aproveitaram para conhecer os atrativos da região. Ele é gaúcho de Lagoa Vermelha e, a esposa, catarinense de Joaçaba. “Fomos muito bem recebidos por toda a equipe da fábrica. Provamos da legítima hospitalidade gaúcha”, elogia Bedin.

Diretor da Neway Motorhomes, Edelvã Pasa, entrega as chaves do Legacy para Luiz Carlos e Zulmira Bedi

Este é o quinto motorhome da família e o segundo adquirido da Neway. Mas se existem outras fábricas de motorhomes inclusive mais próximas, porque viajar 2.510 quilômetros até Novo Hamburgo para comprar um modelo? “Estamos muito satisfeitos com a qualidade e o conforto. O novo motorhome foi feito exatamente como a gente sonhava”, explica Luiz Carlos. O casal fez questão que o veículo tivesse o recurso de alongamento lateral (slidout), compartimento que, ao simples toque de um botão, pode ser eletricamente deslizado para fora quando o veículo está estacionado, aumentando a área em 5 metros quadrados e ampliando o espaço interno para um total de 32 metros quadrados.
O Legacy é feito sobre um chassi Scania 320, com motor de 320 (quatro vezes mais potente que um automóvel 1.0) e 193,87 kgfm de torque (força 20 vezes maior que a de um carro 1.0), acoplado a um câmbio automatizado de 8 marchas. Na estrada, o consumo médio de diesel chega a 5 km/l, ótimo número para um veículo de 10 toneladas. Até 8 pessoas podem viajar a bordo, contando com ar-condicionado, TV, banheiro, camas e duas cozinhas, uma localizada no andar superior e outra no térreo.
Outro diferencial é um potente gerador a diesel, que pode fornecer energia não apenas para o veículo, mas para outros dois motorhomes, caso necessário. Como utiliza o combustível do tanque principal, em uma situação de emergência pode fornecer energia elétrica e aquecimento ao motorhome durante pelo menos 10 dias ininterruptos. Situações semelhantes ocasionalmente são registradas aos viajantes que rumam ao Chile e à Argentina.
Sem depender da disponibilidade da rede hoteleira e sem gastar com diárias, assim viajam os aventureiros modernos: com muito conforto e segurança. “Queremos aproveitar bastante o novo motorhome para conhecer o interior do Brasil”, adianta Zulmira.

Muito luxo e conforto caracterizam o interior que conta com camas, banheiro, cozinha, sala de estar, TV e ar-condicionado

Mais do que apenas um veículo,
motorhome é um investimento rentável

Ao contrário de um automóvel, que sofre depreciação assim que sai da concessionária, um motorhome não apenas mantém seu preço como também valoriza ao longo do tempo. Aqueles que encomendam um modelo zero-quilômetro podem revendê-lo por um preço acima do que foi pago, com percentuais variando entre 20% e 60%. Um fator importante que explica esse aumento de valor é que há, cada vez mais, pessoas dispostas a pagar um valor extra para evitar a espera média de 12 meses necessária para a fabricação de um novo modelo.
Esse fenômeno se intensificou após o início da pandemia de Covid-19, em 2020, quando viajar de motorhome tornou-se uma das opções mais desejadas para escapar do isolamento social nas cidades, permitindo relaxar com conforto em meio à natureza. Mesmo após o fim da pandemia, o conceito de vivenciar imediatamente novas experiências continua cada vez mais forte.
No entanto, mesmo aqueles que adquirem um modelo à pronta-entrega com ágio ainda podem obter lucro ao revendê-lo no futuro. Nesse nicho de mercado, a liquidez é outro ponto forte, e quem encomenda um motorhome zero-quilômetro tem grandes chances de encontrar rapidamente um comprador para o veículo usado. Este é o caso de Bedin, que já deixou o seu modelo para venda na sede da Neway, em Novo Hamburgo

Fotos: Ruan Levitzki/Neway Motorhomes/Divulgação

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