A Nissan do Brasil promoveu pelo terceiro ano consecutivo um encontro entre mulheres representantes da indústria e da comunicação especializada no segmento automotivo para discutir a presença cada vez maior delas no mundo dos carros. O evento foi realizado entre dias 17 e 19 de julho e contou com a participação de colaboradoras da linha de montagem, líderes, gestoras, coordenadoras da fábrica e jornalistas e influencers das mídias online e off-line.
O evento “Nissan Mulheres 2023” iniciou com a fala do presidente da Nissan do Brasil, Gonzalo Ibarzábal que, de forma bem descontraída e empática, mostrou como a montadora tem trabalhado o tema equidade de gênero. Dentre os dados apresentados alguns números chamam atenção para o trabalho verdadeiro que vem sendo realizado nesse sentido, de dentro para fora dos muros da empresa, como por exemplo a extensão da licença maternidade de 4 para 6 meses e o aumento de 9,6% para 15% de mulheres na operação da fábrica nos últimos 3 anos. No programa de estágio da Nissan elas já ocupam 55% das vagas e 20% de todos cargos são liderados por mulheres. “Também temos outras ações como plano de sucessão com foco em mulheres, além de políticas para 36 meses de auxílio creche e novo modelo de trabalho híbrido flexível com 4, 8 ou 12 dias do mês no escritório”, destacou Gonzalo, que já está prevendo um bom avanço desses números para os próximos anos.
Outra pauta do encontro foi a apresentação de um estudo sobre o que as mulheres têm pesquisado no Google. Com o tema “Auto: uma nova indústria tech”, foram revelados dados que confirmam que as mulheres estão cada mais interessadas em carros e como isso poderá impactar a indústria automotiva. Ficou claro que o público feminino está desafiando o status quo e impulsionando a inovação nesse setor.
O ponto alto do “Nissan Mulheres 2023” foi o momento em que todas as 30 participantes do evento puderam falar sobre presença cada vez maior das mulheres no mundo dos carros, compartilhando histórias inspiradoras de quebras de barreiras, desafios enfrentados e muitas conquistas.
Por fim, ficou claro que boa parte do caminho de superação foi percorrido, como relatou a jornalista Selma Morais, que já atua no setor há 45 anos e por muitas vezes foi a única representante feminina em muitos eventos ligados à indústria automotiva. “Ainda hoje somos minoria, mas esse número está mudando. Há muitas mulheres ocupando posições de destaque no segmento, basta olhar para quantidade de mulheres que está aqui hoje, bem diferente de alguns anos atrás. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser”, comemora Selma.