Sabe aquela história do patinho feio? Um cisne que cresce no meio de galinhas e todo mundo achando ele feio? Quando fica maior e se torna a bela ave, a surpresa é geral. Com o Hyundai HB20 a história é meio parecida. Há três anos a marca decidiu dar uma repaginada no modelo, meio ao gosto dos sul-coreanos – herança da marca. O visual não ficou dos mais harmônicos e o modelo ganhou alguns apelidos, como “boca de bagre” e ainda falavam que as lanternas traseiras estavam de ponta cabeça. Mesmo assim, ele continuou na dianteira das vendas, sempre no top 3 do seu segmento, mostrando que além do visual polêmico, o carro tinha boas qualidades que atraiam seus compradores, como confiabilidade na marca, motor eficiente e bom valor de revenda. E lembra do patinho feio? Pois é, a história se repete nesse texto. O HB20 cresceu, mudou e, se eu fosse um de seus concorrentes, estaria bem preocupado.
Além do novo visual, bonito de fato (olha o cisne aí) o modelo, que completa 10 anos desde seu lançamento no Brasil, ganhou também mais segurança, tecnologia e cresceu alguns milímetros. A percepção é que ele subiu um degrau, se aproximando dos veículos mais premium.
Tecnologia
O novo HB20 teve o sistema Hyundai Bluelink aprimorado. Tem agora reconhecimento de voz e possibilidade de conectar Google Android Auto e Apple Car Play sem fio em uma tela de oito polegadas. O novo painel de instrumentos, disponível a partir da versão Platinum, é totalmente digital, colorido e interativo, com três opções de cor de fundo para escolha do motorista. Além disso, para a versão Platinum Plus, o ar-condicionado digital torna-se automático, com três níveis de intensidade.
Destaque especial para a partida remota do motor, disponível a partir da versão Platinum. Essa tecnologia dá ao condutor a conveniência de ligar o motor e climatizar o carro à distância, usando a chave presencial.
A chave presencial também permite o travamento e destravamento das portas por proximidade, com o toque de um botão na maçaneta, e a partida do motor por botão no painel. Também estão disponíveis alavancas para troca de marchas no volante e o sistema Stop & Go (ISG), que liga e desliga o motor automaticamente em situações de parada no trânsito para reduzir o consumo de combustível e as emissões.
O HB20 passa a contar com até 3 entradas USB, sendo uma delas Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido de bateria, das quais 1 está disponível para os passageiros traseiros. Também há opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado.
Controle de cruzeiro e limitador de velocidade tornam-se padrão para toda a linha. E, para as versões Limited, Platinum e Platinum Plus, estão disponíveis os recursos de monitoramento da traseira via câmera e sensor de estacionamento traseiro e a função de acendimento automático dos faróis.
Segurança
O SmartSense é o pacote de segurança avançada da Hyundai, que ganhou funções adicionais para o novo HB20, algumas delas inéditas no segmento de compactos.
Um dos destaques é o Assistente de Centralização em Faixa (LFA), que monitora a posição do veículo em relação à sinalização horizontal de trânsito e ao veículo que vai à frente, atuando de forma autônoma no volante para manter o novo veículo centralizado na faixa de rodagem. Novidade disponível na versão Platinum Plus, o Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA) ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em ré, usando radares que detectam quando um veículo se aproxima, emitindo um aviso sonoro e até mesmo freando o carro, se necessário.
Outro alerta inédito é o de Saída Segura, que impede acidentes que podem ser causados por portas abertas quando outros veículos se aproximam. O sistema emite avisos se um carro, ao se aproximar por trás, for detectado no momento em que um ocupante abre a porta para sair. Além disto, também estará disponível o Assistente de Ponto Cego (BCA), que usa sensores para indicar ao motorista a existência de veículos nos pontos cegos. Essa indicação é feita diretamente nos espelhos retrovisores externos. O BCA é uma função ativa, e, se necessário, pode automaticamente controlar o veículo para reduzir o risco de uma colisão ao mudar de faixa.
Todas as versões do novo Hyundai HB20 contam com seis airbags, incluindo airbags de cortina laterais, de série. Também fazem parte da lista padrão freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC). Dentro da cabine, completam o pacote comum a todas as versões os cintos de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça nos assentos dianteiros e traseiros com regulagem de altura, isofix, limpador e desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e destravamento automático das portas, em caso de acidente.
Motorização
O novo Hyundai HB20 conta com os motores Kappa 1.0 e Kappa 1.0 TGDI, que utilizam a configuração de 3 cilindros com 12 válvulas para entregar bom desempenho com o consumo de um motor compacto. O motor Kappa 1.0 TGDI é a evolução da versão aspirada tradicional. Com Injeção Direta, turbocompressor e intercooler, a potência do motor é entregue desde as rotações mais baixas, a partir de 1.500 rpm, e segue firme até 3.500 rpm. Em outras palavras: ultrapassagens e acelerações são mais eficientes, com o torque total sempre disponível.
Preços
HB20 1.0 Sense manual – R$ 76.690
HB20 1.0 Comfort manual – R$ 79.990
HB20 1.0 Limited manual – R$ 85.490
HB20 1.0 Turbo Comfort manual – R$ 93.790
HB20 1.0 Turbo Comfort automático – R$ R$ 99.390
HB20 1.0 Turbo Platinum Plus automático – R$ 114.390
Durante a apresentação do HB20 hatch a Hyundai surpreendeu os jornalistas presentes a mostrou a versão sedã do modelo, que chega as revendas entre setembro e outubro desse ano. Seguindo as mudanças do hatch, o modelo três volumes tem algumas particularidades interessantes e será ainda mais equipado. Mas, desse cisne, falamos mais adiante.