Apaixonados pelos SUVs parrudos que encaram qualquer caminho e de quebra ainda tenham um estilo marcante, alegrem-se: a Toyota acaba de apresentar a nova geração do Land Cruiser Prado, trazendo atualizações mecânicas significativas, desempenho aprimorado e mudanças de estilo. Por enquanto, só o mercado norte-americano, o australiano e algumas outras praças tem o modelo confirmado. No Brasil, nem se fala dele, pelo menos ainda. Por aqui, o modelo já circulou como importado – ainda hoje alguns podem ser vistos por aí.
Desde a sua chegada em 1996, o Land Cruiser tem sido um dos SUVs de grande porte mais populares da marca, graças à sua combinação de capacidade dentro e fora do asfalto, comodidade e conforto para seus passageiros.
A frente é baseada em uma grade retangular e faróis de feixe triplo. Os arcos das rodas são pronunciados e as fortes linhas horizontais proporcionam uma sensação de força, com uma linha de cintura baixa que melhora ainda mais a visibilidade dos ocupantes.
Na parte traseira, o Prado apresenta uma porta traseira que abre verticalmente. Os para-choques inferiores são prateados na frente e na traseira do veículo.
Medindo 4.92 metros de comprimento, 13 cm a mais que uma SW4. Sua distância entre eixos, o que importa muito para quem vai a bordo, é de 2.85 metros, 6 centímetros a mais que a SW4.
Por dentro o SUV, além de muito espaço, esbanja requinte e acabamento de muita qualidade. Bancos em contro, aquecidos, ventilados e elétricos, multimídia de 12,3 polegadas e um sistema de som premium JBL de 14 alto-falantes e painel de instrumentos digital.
Na motorização o modelo é equipado com o avançado I-Force Max de 2.4 litros de 4 cilindros e alimentado por turbocompressor, rendendo 326 cavalos de potência e quase 50 kgfm de torque, e tem o auxílio de um pequeno motor elétrico alimentado por uma pequena bateria que gera 48 cv a mais, garantindo respostas firmes e ainda ajudando na economia de combustível.
Como todos os integrantes da linha Land Cruiser, a nova versão virá com tração 4×4 diferencial central automático de deslizamento limitado e diferencial traseiro blocante.
O Prado estará disponível em versões de cinco ou sete lugares dependendo e será oferecido com um conjunto completo de tecnologias de segurança ativa Toyota Safety Sense.
Mais detalhes sobre o novo Land Cruiser Prado, incluindo especificações mecânicas para cada um dos mercados onde o modelo será vendido, serão anunciados mais perto do lançamento do veículo o que deverá acontecer no primeiro semestre do ano que vem.