Você ronca? Daquele nível de motor V8 acelerando? Ou tá mais para um Fusca sem escapamento? Tá bom, você não ronca, foi mal. Mas duvido que não tenha aquele amigo que é motivo de chacota na pescaria, que ninguém quer dormir por perto, o pai, o tio, o parente já bem gordo que parece uma betoneira em ação.
Tá achando graça e lembrou de alguém né? Mas, a graça acaba quando uma pesquisa mostra que 42% dos acidentes de automóveis nas ruas e estradas do país são causados pelo sono e outros 18% são resultado da fadiga excessiva.
Ou seja, dirigir com sono ou cansaço é responsável por 60% dos acidentes de trânsito no Brasil, superando os dados relativos ao consumo de álcool e drogas. Os números, porém, podem ser ainda maiores, já que em muitos casos a detecção do sono como causa do acidente pode ser difícil.
Para falar sobre isso, convidamos o médico pneumologista Ronaldo Perches Queiroz, um especialista no assunto, que fala dos problemas relacionados ao ronco e noites mal dormidas, de como é feito o diagnóstico e do tratamento, que pode ser mais fácil do que pensamos.
Confira no vídeo abaixo a entrevista completa sobre o tema e compartilhe o link desta notícia com aquele seu amigo ou parente que precisa de ajuda.