A Chevrolet apresentou na CES 2022, em Las Vegas (EUA), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, uma nova versão da picape Silverado totalmente elétrica e que tem desempenho de superesportivo com a força de um trator.
Desenvolvida desde o início para ser uma picape totalmente elétrica utilizando a avançada plataforma Ultium da GM, a Silverado EV oferece uma combinação de capacidade, desempenho e versatilidade.

Num primeiro momento, a Silverado EV estará disponível em duas configurações, a RST First Edition e a WT, voltada para frotistas. A mais esportiva já vem com tração nas quatro rodas, suspensão a ar automática adaptativa, sistema Multi-Flex Midgate que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine, com o rebatimento também dos bancos traseiros, tampa traseira Multi-Flex com mecanismo elétrico, multimídia com tela de 17 polegadas, painel digital configurável com tela de 11 polegadas e uma tela auxiliar para o motorista tipo head-up display com mais de 14 polegadas e o sistema Super Cruise, tecnologia de assistência de direção autônoma que permite que os motoristas viajem sem as mãos no volante por mais de 320.000 km de estradas compatíveis nos EUA e Canadá. Além de tudo isso, a picape tem autonomia estimada de até 640 km com uma carga completa, mais de 670 cavalos de potência com 107,8 kgfm de torque no modo de força máxima, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos.


Já a configuração WT (Work Truck) da Silverado EV será lançada primeiro para frotistas e oferecerá capacidade para atender às necessidades de empresas que focam em sustentabilidade também em suas operações logísticas. Este modelo oferecerá quase 520 cv de potência e 60 kgfm de torque, além de mais de capacidade de reboque superior a 3.600 kg e 544 kg de capacidade de carga. A Chevrolet prepara ainda uma versão com mais do que o dobro desta capacidade.

A nova arquitetura da picape utiliza o conjunto de baterias Ultium de 24 módulos como como parte da sua estrutura, permitindo uma ótima autonomia. Além disso, o chassi é projetado com suspensões dianteira e traseira independentes. As rodas são de 24 polegadas na versão RST e são impulsionadas por motores na parte dianteira e traseira que compõem o sistema e4WD. A suspensão a ar automática adaptativa permite que o veículo seja levantado ou abaixado em até 50 mm.

Tanto as versões RST quanto WT são compatíveis com sistemas de carregamento rápido de até 350 kW, permitindo ampliar a autonomia em 160 km em 10 minutos, de acordo com estimativas da GM.
A Silverado EV conta ainda com um equipamento que permite usar a energia de suas baterias para alimentar até 10 equipamentos eletrônicos ou até mesmo para fornecer energia para uma residência em caso de emergência, por exemplo, num total de 10,2 kW. Esta tecnologia também permite carregar outro veículo elétrico.

A picape chega ao mercado norte-americano em 2023 e será produzida na Factory Zero da GM, Detroit-Hamtramck Assembly Center uma instalação de quase 40 anos adaptada e refeita com um investimento de US$ 2,2 bilhões dedicado à produção de veículos elétricos nos Estados Unidos.