A Stellantis N.V. e o Hon Hai Technology Group (“Foxconn”) (TWSE:2317) anunciaram a criação da SiliconAuto, uma joint venture 50/50% dedicada à concepção e venda de uma família de semicondutores de última geração destinada à indústria automotiva, incluindo a Stellantis, a partir de 2026.
A joint venture combina a capacidade de desenvolvimento e a experiência acumulada da Foxconn no setor da ICT com o profundo conhecimento da Stellantis das diversas necessidades de mobilidade em todo o mundo. A SiliconAuto fornecerá aos clientes uma fonte de semicondutores centrada na indústria automotiva para o número crescente de itens e módulos controlados por computador, em especial os necessários para os veículos elétricos.
Os produtos da SiliconAuto apoiarão as futuras necessidades de semicondutores da Stellantis, da Foxconn e de outros clientes. Isto inclui o STLA Brain, a nova arquitetura eletro-eletrônica e de software da Stellantis, com capacidade completa de atualização remota (over-the-air).
“A Stellantis se beneficiará de um fornecimento robusto de componentes essenciais, o que é fundamental para alimentar a transformação rápida e definida por software dos nossos produtos”, afirmou o Chief Technology Officer da Stellantis, Ned Curic. “O nosso objetivo é construir veículos que se liguem perfeitamente à vida quotidiana dos nossos clientes e que ofereçam as melhores capacidades anos depois de saírem da linha de montagem. Com esta joint venture, podemos criar inovações específicas com uma parceria eficiente.”
“Esperamos um futuro de extraordinária mobilidade de veículos eléctricos, sustentado pela capacidade de integração vertical e pelos recursos que a SiliconAuto assegura aos nossos parceiros”, afirmou Jerry Hsiao, Diretor de Produtos da Foxconn. “A energia colaborativa irá impulsionar os nossos clientes a tornarem-se mais competitivos.”
A SiliconAuto terá a sua sede nos Países Baixos. A equipe de gestão inclui executivos de ambos os parceiros fundadores. A Stellantis fornecerá informações à SiliconAuto para permitir e fornecer as capacidades necessárias aos futuros veículos elétricos a bateria e às plataformas de veículos multi-energia.
A joint venture é o produto de um acordo estabelecido em dezembro de 2021 entre a Stellantis e a Foxconn para desenvolver uma família de semicondutores para aplicações automotivas. Além da SiliconAuto, a Stellantis e a Foxconn têm comum a empresa Mobile Drive, centrada no desenvolvimento de cockpits inteligentes, possibilitados por eletrônica de consumo, interfaces homem-máquina e serviços.