Pelo terceiro ano seguido, a Fiat e a picape Strada garantiram a liderança do mercado brasileiro com o fechamento de 2023. No ano, a marca alcançou 21,8% de participação com 475.443 unidades emplacadas, mais de 128 mil carros à frente da Volkswagen, que obteve 15,9% de participação. A quantidade de veículos vendidos pela VW cresceu 27,9% em 2023.
A Fiat Strada teve 120.600 unidades vendidas e 5,5% de market share. Ainda no top 10 de veículos mais vendidos no ano, também entraram o Mobi na sexta posição com 73.432 carros emplacados (3,4% de participação) e o Argo em oitavo lugar com 66.719 unidades (3,1% de market share).
A Fiat ainda garantiu em 2023 a liderança nas categorias de Hatches com 140.261 unidades e 22,6% de segment share, Picapes com 171.915 carros e 42,6% de participação na categoria e Vans com 26.250 veículos emplacados e 44,5% de segment share. Vale dizer que nesta última a Fiat é a número um absoluta desde julho de 2012. Já em SUVs, a marca teve 86.219 unidades vendidas no ano e um importante crescimento de 43% (25.802 carros) em relação a 2022.
Em relação ao fechamento do último mês do ano, a Fiat também encerrou em primeiro lugar com 19,7% de market share e e 46.808 unidades emplacadas. Dois modelos entraram no top 10: a picape Strada com 10.573 unidades emplacadas e o Mobi com 7.395 veículos comercializados. Em dezembro, a Fiat liderou em Picapes com 15.281 unidades emplacadas e 36,1% da categoria em geral, sendo que a Strada garantiu 66,7% das B-picapes e a Toro, 42% das C-picapes, ambas em primeiro lugar em seus segmentos.
Em Vans, a marca também foi a primeira em vendas, com 4.708 veículos e 53,5% de segment share. O Fiorino liderou sua categoria, como faz há dez anos (desde dezembro de 2013), com 3.485 unidades emplacadas (88,3% de participação em B-Vans). O Scudo em dezembro também levou a medalha de ouro entre as D-Vans com 261 unidades emplacadas e 25% de participação no segmento.
Sucesso da Abarth
Divisão esportiva da Fiat que voltou ao Brasil em 2022 com o primeiro SUV da marca do escorpião no mundo, a Abarth também trouxe motivos para comemoração. Recém-lançado, o Fastback Abarth foi o veículo verdadeiramente esportivo mais vendido em dezembro no Brasil com 342 veículos comercializados (64 a mais que o segundo colocado, ou seja, cerca de 23% acima). No ano, foram 509 unidades do SUV coupé envenenado (lembrando que o modelo foi lançado no último trimestre do ano: em 26 de outubro). O Pulse Abarth também se destacou em 2023 e garantiu o lugar mais alto do podium entre os esportivos com 2.566 unidades emplacadas.
Veja abaixo as marcas que se destacaram em 2023
Marca | Vendas 22 | Vendas 23 | Share 22 | Share 23 | Δ 23/22 [vendas] | Δ 23/22 [variação share] | |
1 | FIAT | 430.484 | 475.510 | 22,0% | 21,9% | 10,5% | -0,2% |
2 | VW | 271.216 | 346.767 | 13,9% | 15,9% | 27,9% | 2,1% |
3 | GM | 291.294 | 327.715 | 14,9% | 15,1% | 12,5% | 0,2% |
4 | Toyota | 191.271 | 192.180 | 9,8% | 8,8% | 0,5% | -1,0% |
5 | Hyundai | 187.566 | 186.231 | 9,6% | 8,6% | -0,7% | -1,0% |
6 | Jeep | 137.539 | 126.958 | 7,0% | 5,8% | -7,7% | -1,2% |
7 | Renault | 126.925 | 126.139 | 6,5% | 5,8% | -0,6% | -0,7% |
8 | Nissan | 53.661 | 72.542 | 2,7% | 3,3% | 35,2% | 0,6% |
9 | Honda | 56.687 | 71.987 | 2,9% | 3,3% | 27,0% | 0,4% |
10 | Peugeot | 41.725 | 34.661 | 2,1% | 1,6% | -16,9% | -0,5% |
11 | Citroen | 32.114 | 32.278 | 1,6% | 1,5% | 0,5% | -0,2% |
12 | CAOA Chery | 35.012 | 31.477 | 1,8% | 1,4% | -10,1% | -0,3% |
13 | Ford | 20.767 | 28.533 | 1,1% | 1,3% | 37,4% | 0,2% |
14 | Mitsubishi | 22.604 | 18.713 | 1,2% | 0,9% | -17,2% | -0,3% |
15 | BYD | 37 | 17.537 | 0,0% | 0,8% | 47297,3% | 0,8% |
16 | RAM | 5.053 | 16.950 | 0,3% | 0,8% | 235,4% | 0,5% |
17 | BMW | 13.325 | 14.624 | 0,7% | 0,7% | 9,7% | 0,0% |
18 | GWM | 0 | 11.478 | 0,0% | 0,5% | – | 0,5% |
19 | Volvo | 5.261 | 8.182 | 0,3% | 0,4% | 55,5% | 0,1% |
20 | Audi | 5.095 | 6.063 | 0,3% | 0,3% | 19,0% | 0,0% |