FIAT é líder em 2023

0
45
A Fiat Strada, mais uma vez, foi a líder de vendas no mercado nacional

Pelo terceiro ano seguido, a Fiat e a picape Strada garantiram a liderança do mercado brasileiro com o fechamento de 2023. No ano, a marca alcançou 21,8% de participação com 475.443 unidades emplacadas, mais de 128 mil carros à frente da Volkswagen, que obteve 15,9% de participação. A quantidade de veículos vendidos pela VW cresceu 27,9% em 2023.

Os modelos da VW T-Cross e Nivus ajudaram a marca a crescer no Brasil

A Fiat Strada teve 120.600 unidades vendidas e 5,5% de market share. Ainda no top 10 de veículos mais vendidos no ano, também entraram o Mobi na sexta posição com 73.432 carros emplacados (3,4% de participação) e o Argo em oitavo lugar com 66.719 unidades (3,1% de market share).

A Fiat ainda garantiu em 2023 a liderança nas categorias de Hatches com 140.261 unidades e 22,6% de segment share, Picapes com 171.915 carros e 42,6% de participação na categoria e Vans com 26.250 veículos emplacados e 44,5% de segment share. Vale dizer que nesta última a Fiat é a número um absoluta desde julho de 2012. Já em SUVs, a marca teve 86.219 unidades vendidas no ano e um importante crescimento de 43% (25.802 carros) em relação a 2022.

Em relação ao fechamento do último mês do ano, a Fiat também encerrou em primeiro lugar com 19,7% de market share e e 46.808 unidades emplacadas. Dois modelos entraram no top 10: a picape Strada com 10.573 unidades emplacadas e o Mobi com 7.395 veículos comercializados. Em dezembro, a Fiat liderou em Picapes com 15.281 unidades emplacadas e 36,1% da categoria em geral, sendo que a Strada garantiu 66,7% das B-picapes e a Toro, 42% das C-picapes, ambas em primeiro lugar em seus segmentos.

Em Vans, a marca também foi a primeira em vendas, com 4.708 veículos e 53,5% de segment share. O Fiorino liderou sua categoria, como faz há dez anos (desde dezembro de 2013), com 3.485 unidades emplacadas (88,3% de participação em B-Vans). O Scudo em dezembro também levou a medalha de ouro entre as D-Vans com 261 unidades emplacadas e 25% de participação no segmento.

Sucesso da Abarth

Divisão esportiva da Fiat que voltou ao Brasil em 2022 com o primeiro SUV da marca do escorpião no mundo, a Abarth também trouxe motivos para comemoração. Recém-lançado, o Fastback Abarth foi o veículo verdadeiramente esportivo mais vendido em dezembro no Brasil com 342 veículos comercializados (64 a mais que o segundo colocado, ou seja, cerca de 23% acima). No ano, foram 509 unidades do SUV coupé envenenado (lembrando que o modelo foi lançado no último trimestre do ano: em 26 de outubro). O Pulse Abarth também se destacou em 2023 e garantiu o lugar mais alto do podium entre os esportivos com 2.566 unidades emplacadas.

Veja abaixo as marcas que se destacaram em 2023

Marca Vendas 22 Vendas 23 Share 22 Share 23 Δ 23/22 [vendas] Δ 23/22 [variação share]
1 FIAT 430.484 475.510 22,0% 21,9% 10,5% -0,2%
2 VW 271.216 346.767 13,9% 15,9% 27,9% 2,1%
3 GM 291.294 327.715 14,9% 15,1% 12,5% 0,2%
4 Toyota 191.271 192.180 9,8% 8,8% 0,5% -1,0%
5 Hyundai 187.566 186.231 9,6% 8,6% -0,7% -1,0%
6 Jeep 137.539 126.958 7,0% 5,8% -7,7% -1,2%
7 Renault 126.925 126.139 6,5% 5,8% -0,6% -0,7%
8 Nissan 53.661 72.542 2,7% 3,3% 35,2% 0,6%
9 Honda 56.687 71.987 2,9% 3,3% 27,0% 0,4%
10 Peugeot 41.725 34.661 2,1% 1,6% -16,9% -0,5%
11 Citroen 32.114 32.278 1,6% 1,5% 0,5% -0,2%
12 CAOA Chery 35.012 31.477 1,8% 1,4% -10,1% -0,3%
13 Ford 20.767 28.533 1,1% 1,3% 37,4% 0,2%
14 Mitsubishi 22.604 18.713 1,2% 0,9% -17,2% -0,3%
15 BYD 37 17.537 0,0% 0,8% 47297,3% 0,8%
16 RAM 5.053 16.950 0,3% 0,8% 235,4% 0,5%
17 BMW 13.325 14.624 0,7% 0,7% 9,7% 0,0%
18 GWM 0 11.478 0,0% 0,5% 0,5%
19 Volvo 5.261 8.182 0,3% 0,4% 55,5% 0,1%
20 Audi 5.095 6.063 0,3% 0,3% 19,0% 0,0%

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here