Finalmente a Chevrolet mostra os detalhes da nova S10, uma picape que mesmo com visual cansado, ainda ostentava um honroso segundo lugar nas vendas. A expectativa com essa quase nova geração é encostar ainda mais na Toyota Hilux, líder com folga no segmento das médias.
As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink combinado com o painel de instrumentos digital, muito semelhante ao que foi adotado na nova Spin.
A exibição pública da picape começa em grandes feiras agropecuárias, como a ExpoLondrina, no Paraná, a Tecnoshow, em Goiás, e a Agrishow, em São Paulo.
Além das tradicionais configurações de trabalho, incluindo as de cabine simples e chassis cab, são as versões mais completas com cabine dupla que chegam primeiro. A Z71, de estilo aventureiro, a LTZ, historicamente a mais vendida, e a High Country, projetada para quem exige mais sofisticação.
Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel que agora rendem de 207 cavalos e a oferta da transmissão automática de oito marchas, sucessora da AT6.
Os preços já foram divulgados e partem na versão Z71 de R$ 281.900; seguida pela LTZ , que custa R$ 292.800 e, no topo da linha a High Country, por R$ 302.900.
A nova S10 é caracterizada pelo novo design, incluindo capô e para-lamas, novos faróis full Led, grade e para-choque, desenho das rodas e os emblemas. A traseira também recebeu atenção dos projetistas. Destaque para as lanternas com led e a tampa da caçamba que evidencia o nome Chevrolet gravado em baixo relevo.
Na versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos; há lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto. Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo. Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.
A cabine da picape conta com volante parecido com o da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.
A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.
Outro benefício de quem viaja na primeira fileira são os novos bancos, que estão ligeiramente mais largos e macios. A parte do assento, do encosto e dos suportes laterais ganham espuma de diferentes densidades.
A suspensão foi recalibrada, ganhando novos amortecedores, aumento das bitolas e novos pneus e rodas.
Motor
A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, levando a S10 a um desempenho melhor: chega aos 100 km/h em 9,4 s – um segundo a menos que a anterior e, segundo a marca, sem penalizar no consumo de combustível. De acordo com o Inmetro, a nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.
O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. A sintonia entre os dois garante melhor aproveitamento do torque e menor atrito de seus componentes internos. Na prática, isso se traduz em acelerações lineares, fortes retomadas e trocas de marcha mais suaves.
O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.
Conectada
E a nova S10 chega com novidades em tecnologias, como o Chevrolet MyLink de 11 polegadas integrado ao painel digital de 8 polegadas, carregador por indução e entradas USB tipo A e C na dianteira e na traseira.
A lista fica completa com a chegada de:
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Alerta de ponto cego
- Farol alto automático
- Iluminação Full LED
- Volante com coluna de direção telescópica
- Chave presencial com partida por botão
- Tampa traseira com trava elétrica e sistema de alívio de peso
Esses itens se somam aos equipamentos já disponibilizados para a linha S10, como partida remota, acendimento automático dos faróis, câmera de ré de alta definição, controle eletrônico de oscilação de reboque, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de chuva, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa.
Para o consumidor, outra novidade é a garantia de cinco anos, que reitera a confiança da marca na durabilidade e confiabilidade da Nova S10.
A picape da Chevrolet conta com outro forte argumento: o menor custo total de propriedade frente a concorrentes. A matemática considera fatores como rede de assistência técnica, revisão programada, seguro, combustível e até índice de desvalorização no momento da revenda.
Vale ressaltar que a S10 é fabricada no Brasil, no complexo industrial da GM em São José dos Campos (SP), que recebeu investimentos e passou por uma importante atualização para produzir o novo modelo com índices ainda maiores de qualidade, eficiência e sustentabilidade.